Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

23 de dez. de 2008

Boletim


Pelo menos 200 pessoas participaram da audiência pública, realizada nesta terça-feira (23), na Assembléia Legislativa, promovida pelo Fórum Permanente de Solidariedade, com a presença do Secretário Executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, e do diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.

Entre os encaminhamentos foi definida a necessidade de uma nova audiência com o governador para o inicio de 2009, a ser realizada em Blumenau, além da fiscalização nos abrigos para assegurar dignidade às famílias que ainda dependem dessa solução, e sobre a aplicação dos recursos anunciados pelo governo federal ou arrecadados nas campanhas de auxílio às vítimas.

O encontro, que durou quase quatro horas, teve a presença de lideranças de diversas comunidades, além de deputados estaduais. O secretário, Justiniano Pedroso, que representou o governador Luiz Henrique da Silveira, afirmou que o Executivo está trabalhando no auxílio às regiões afetadas, ininterruptamente, desde o dia 22 de novembro, em ações que aliam transparência e planejamento para que se retomem as condições de normalidade.

“A Defesa Civil foi fundamental na operação de resgate e atendimento às vítimas, com organização e parceria da Polícia Civil, Militar, bombeiros voluntários, entre outros órgãos que participaram desse mutirão da solidariedade. “Foram 30 aeronaves trabalhando, sendo 24 helicópteros e seis aviões. Chegou-se a registrar mil resgates por dia”, lembrou.” Pedroso salientou ainda que, com o Auxílio Reação, criado pelo governo do Estado, novas ações poderão ser realizadas com mais agilidade.


Representando a Defesa Civil de Santa Catarina, o major Márcio Luiz Alves salientou que o Estado sofreu sérios danos, que serão reparados, porém só com algum tempo. “Infelizmente sempre discutimos o que é preciso fazer após as tragédias, mas nunca debatemos para saber a situação real da Defesa Civil. É preciso repensar políticas públicas, pois não existem recursos suficientes para a Defesa Civil atender a todos esses problemas como gostaria e como a sociedade merece”, desabafou. Para Alves, tanto a Defesa Civil municipal, quanto as das esferas estadual e federal, precisam de mais recursos devido à importância e à necessidade do trabalho que desenvolvem em momentos como os vividos recentemente pelos catarinenses.

Dados gerais

Até o momento segundo a Defesa Civil de Santa Catarina o números de atiungidos chega à 32.853 desalojados e desabrigados, sendo 5.617 desabrigados e 27.236 desalojados. São 133 óbitos e 08 desaparecidos confirmados.

Fonte: defesacivil.sc.gov.br


Nenhum comentário:

Visitas