Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

9 de dez. de 2008

Monitoria

Monitoramento da mídia


Acompanhe notícias sobre o estado de Santa Catarina que são publicadas nos sites de Londrina e região, incluindo material de Tv e rádio disponível na web



“Está na hora de fazer nossos governantes responderem por decisões erradas. Está na hora de sentarem na cadeira dos réus para responder por que Santa Catarina não investiu o necessário em planejamento e remoção. A natureza de um lugar não pode ser mudada, ao contrário da dos seus governantes”. Confira o artigo do Colunista Efraim Rodrigues no Portal Londrix, publicado no dia 8 de dezembro: http://www.londrix.com.br/colunas.php?id=408

____



RPC – Na Gazeta do Povo você pode ver a reportagem sobre o voluntário do PR que caminhou 11 horas para resgatar corpos de vitimas de deslizamento em Santa Catarina. Márcio Miler é praticante de montanhismo e se candidatou como voluntário para ajudar no resgate das vitimas das enchentes. A matéria foi ao ar no telejornal Paraná TV 2ª edição, da RPC TV e pode ser vista no site da RPC no link: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/



____



O site Agora Cornélio apresenta a matéria sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio (PR) que arrecadou mais de oito toneladas de donativos para os flagelados das chuvas em Santa Catarina. Confira o trabalho da defesa civil no município de Cornélio Procópio: http://www.agoracornelio.com.br/noticias/




Boletim


O governador do estado de Santa Catarina Luiz Henrique, recebeu na manhã desta terça-feira (9) em Florianópolis o ministro das Cidades, Márcio Fortes, para uma reunião onde foi discutido o atendimento das necessidades do Estado diante da calamidade que se estabeleceu com as recentes chuvas. O governador fez um relato da situação, que provocou 123 mortes confirmadas oficialmente, além de estragos em 79 municípios, com 14 em estado de calamidade pública. O ministro destacou que a ação de sua equipe depende de uma avaliação dos estragos causados pela chuva e garantiu empenho para que as necessidades habitacionais sejam atendidas rapidamente.


De acordo com o governador, mais de 6 mil pessoas atingidas estão em abrigos mantidos pelo poder público. A presidente da Coahab/SC, Maria Darci Motta Beck, disse que para atender a necessidade dos atingidos será preciso abrir uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal. Segundo ela, a companhia conta com recursos de R$ 8 milhões obtidos através de doações e que tem capacidade para construir 500 residências. Os dados apresentados durante a reunião apontam a necessidade de construir 3 mil casas para o segmento de baixa renda e outras 3 mil para as demais famílias atingidas.

O governador agradeceu o apoio do Governo Federal em todos os momento da calamidade. Segundo ele, todos os ministros e autoridades federais que estiveram no Estado demonstraram um "espírito resolutivo, de acordo com a grandeza da catástrofe que se abateu sobre o nosso Estado". Para se ter uma idéia do tamanho dos estragos, apenas na rede elétrica mantida pela Celesc, mais de 7 mil postes de energia foram derrubados pelos deslizamentos provocados pelas chuvas do final de semana de 21 a 23 de novembro.

O governador destacou que o grupo técnico de estudos que vai estudar as causas da calamidade dará um parecer técnico sobre os melhores locais para reconstruir as residências destruídas pelos deslizamentos. Os técnicos do Ministério vão se integrar aos trabalhos.


Dados gerais

Até o momento segundo a
Defesa Civil de Santa Catariana o números são de 33.475 desalojados e desabrigados, sendo 6.239 desabrigados e 27.236 desalojados. São 123 ÓBITOS e 29 desaparecidos confirmados.

Fonte: defesacivil.sc.gov.br

Plano emergencial, sua cidade tem um?


Rodolfo Brandão
Somente em momentos adversos é que refletimos sobre perigos e necessidades para situações emergenciais.
É diante deste contexto que muitas comunidades em todo Brasil se encontram hoje. Isto é, sem planos de ação de apoio e ajuda emergencial por parte dos agentes públicos para possíveis desastres mistos, naturais e humanos.
Diariamente nos deparamos com noticias de desastres naturais e humanos. Mas o que não percebemos é que isso também pode acontecer a qualquer momento no local onde vivemos, pois habitamos um planeta que passa por alterações de sua temperatura, a chamada aceleração do efeito estufa. Fazendo com que todo um ciclo climático seja modificado e possa causar verdadeiros desastres por todo o mundo.
É pensando nisso que deveríamos nos preocupar com nosso metro quadrado, com nossa comunidade e, assim pensar em possíveis planos a serem traçados pelas prefeituras em conjunto da sociedade civil organizada e Corpo de Bombeiros.
Dessa forma, as ações mais importantes são as preventivas que tem por objetivo evitar que o desastre ocorra e, conseqüentemente, são realizadas antes do desastre, no período de normalidade. Para se conseguir um resultado eficaz é preciso unir as forças da comunidade através da organização da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) – “Órgão do Governo Municipal composto por membros nomeados pelo Prefeito”, e dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC’s) – “Associação comunitária e seus membros são escolhidos pela comunidade”.
Diante disso é importante que a comunidade e o Governo Municipal estejam conscientes da necessidade de um órgão governamental e de associações comunitárias que visem à segurança da coletividade.
Acho importante frisar quais são as atividades do NUDEC, o qual está se enquadra na maioria dos municípios em todo Brasil, pois concentra atividades que partem da comunidade em auxílio aos órgãos como, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
As atividades são:
- incentivar a educação preventiva;
- organizar e executar campanhas;
- cadastrar os recursos e os meios de apoio existentes na comunidade;
- coordenar e fiscalizar o material estocado e sua distribuição;
- promover treinamentos;
- manter contato permanente com a COMDEC;
- colaborar com a COMDEC na execução das ações de defesa civil, dentre outras.
Por morar em uma cidade que é cercada por um rio de médio porte, o Tibagi, e saber que a prefeitura não dispõe de um sistema de informações, instrumentos e ferramentas para resgate, bem como de estrutura física adequada para o atendimento em ocasiões adversas, deixo a dica de hoje:
Que todos organizem grupos para que realizem em conjunto com as prefeituras os planos de ação. Dessa forma, estruturar prédios que possam a servir de abrigo e suporte em futuras condições adversas.


Visitas