Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

22 de dez. de 2008

Boletim

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (DIVE SES SC) confirmou nesta sexta-feira (19) a contaminação de 242 pessoas pela leptospirose nos municípios atingidos pelas enchentes e deslizamentos de terra, desde o dia 22 de novembro. Já foram notificados 1.638 casos suspeitos, sendo que 762 estão em análise e 634 foram descartados.

Um caso suspeito é confirmado quando o resultado do exame de laboratório se apresentar como reagente para leptospirose, e de acordo com a evolução clinica do indivíduo.


O período de incubação da leptospirose, que é transmitida por roedores domésticos, vai de 1 a 30 dias após o contato com o agente infeccioso, e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares, até quadros mais graves, podendo ocorrer icterícia (coloração amarelada em pele e mucosas), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte.

Dados gerais

Segundo a defesa Civil de Santa Catarina o número de afetados chega à 32.973 desalojados e desabrigados, sendo 5.737 desabrigados - clique aqui e 27.236 desalojados. São 131 óbitos e 22 desaparecidos confirmados.

Fonte: defesacivil.sc.gov.br



Mais vídeos


Rodolfo Brandão

P
ara entendermos melhor o que é aquecimento global, posto hoje esse vídeos de uma das edições do programa semanal Globo Ecologia. O vídeo se divide em algumas outras partes, portanto peço que assistam todos que estão dispostos no box ao lado do vídeo que irão assistir.

Amanhã tem mais. Um abraço!

Educação Ambiental: a formação do cidadão consciente



Michele Furukawa

 

Afinal, o que é e para que serve a Educação Ambiental (EA)? A EA é uma resposta à preocupação da sociedade, ou 

pelo menos parte dela, com o futuro do meio ambiente e da vida. Catástrofes e conseqüências dos danos causados à natureza, pelo grande desenvolvimento da tecnologia e do processo industrial dos últimos anos, transformaram a preocupação de parte da sociedade em propostas para sintonizar a relação entre o homem e o meio ambiente.

O intuito da Educação Ambiental é formar uma consciência ecológica de cada cidadão, para que este possa aplicar o conhecimento humano sem desrespeitar a vida e o meio ambiente. O processo de conscientização e a educação ambiental não são colocados em prática instantaneamente. Necessita-se de mudanças de hábitos e transformação cultural e social. É necessário, ainda, assumir a gravidade do problema, buscar formas para minimizar os danos e educar o cidadão.


É somente dessa forma que cada pessoa saberá a real urgência e seriedade em mudar alguns hábitos e atitudes como reduzir o desmatamento e queimadas das florestas, diminuir a emissão de poluentes em solo, ar e rios, combater o uso irracional da água e preservar a natureza. É uma transformação da sociedade em prol do meio ambiente. Com certeza, vale a pena investir na educação e conscientização dos cidadãos a favor da vida.

 

Fonte: malocadigital.ufam.edu.br


Novos consumidores: reflexo da educação ambiental


Francielli Fantinelli

Muitas das soluções que precisamos atualmente virão de pessoas as quais a gente pode nunca ter ouvido falar. É isso mesmo! Quando isso acontecer estaremos diante do reflexo da educação ambiental.  

A partir do momento que observamos a preocupação das pessoas com o ambiente, com o que as comunidades e o governo estão fazendo para amenizar um pouco os danos ambientais, que afetam o meio em que vivemos, passamos a descobrir como o consumo consciente é a educação ambiental entrando em ação.

Com ela, surgem os novos tipos de consumidores. Aqueles que querem preservar o mundo e se preocupam com o que estão comprando, como é o processo produtivo, além da qualidade dos produtos ou serviços. Tudo isso, como forma de controlar os possíveis danos causados ao meio ambiente.

Esse processo de conscientizar a sociedade a tomar atitudes ecologicamente corretas deve começar desde cedo com as novas gerações. Assim, procurar sempre consumir produtos cuja fabricação tenha sido feita com baixo impacto ambiental e/ou não poluidoras. Essa pode ser uma forma de ajudar o nosso planeta para que o nosso futuro e de nossos filhos e netos possa estar realmente assegurado.

Muito se tem questionado acerca da postura responsável de algumas empresas e, isso, se deve ao fato de que a humanidade vai tomando consciência do seu papel social, da sua responsabilidade com a preservação dos recursos naturais, frente o impacto ambiental negativo decorrente das suas atividades produtivas e mercadológicas.

É como se o consumidor passasse a ter consciência sobre seus direitos individuais e a empresa começa a avançar em busca da qualidade. O consumidor avança na direção da consciência com relação ao coletivo e a empresa progride no sentido da responsabilidade social.

A educação é e sempre será o cimento da construção do desenvolvimento humano sustentável. A curto prazo o que se busca é resolver problemas ambientais que assolam a comunidade e, a longo prazo, será necessário apenas observar o reflexo da educação ambiental. Assim, observar os benefícios de importantes atitudes que estão ganhando espaço no cenário atual.

A preservação ambiental faz parte das metas do desenvolvimento sustentável. E, a educação ambiental, se apresenta como a forma indispensável para se chegar ao desenvolvimento sustentável. Acredito que a participação da população seja um dos modos de se conseguir o desenvolvimento de programas de educação relacionados com o ambiente. Tudo a partir da conscientização da importância da preservação ambiental em nossas comunidades.

Visitas