Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

22/12/2008

Educação Ambiental: a formação do cidadão consciente



Michele Furukawa

 

Afinal, o que é e para que serve a Educação Ambiental (EA)? A EA é uma resposta à preocupação da sociedade, ou 

pelo menos parte dela, com o futuro do meio ambiente e da vida. Catástrofes e conseqüências dos danos causados à natureza, pelo grande desenvolvimento da tecnologia e do processo industrial dos últimos anos, transformaram a preocupação de parte da sociedade em propostas para sintonizar a relação entre o homem e o meio ambiente.

O intuito da Educação Ambiental é formar uma consciência ecológica de cada cidadão, para que este possa aplicar o conhecimento humano sem desrespeitar a vida e o meio ambiente. O processo de conscientização e a educação ambiental não são colocados em prática instantaneamente. Necessita-se de mudanças de hábitos e transformação cultural e social. É necessário, ainda, assumir a gravidade do problema, buscar formas para minimizar os danos e educar o cidadão.


É somente dessa forma que cada pessoa saberá a real urgência e seriedade em mudar alguns hábitos e atitudes como reduzir o desmatamento e queimadas das florestas, diminuir a emissão de poluentes em solo, ar e rios, combater o uso irracional da água e preservar a natureza. É uma transformação da sociedade em prol do meio ambiente. Com certeza, vale a pena investir na educação e conscientização dos cidadãos a favor da vida.

 

Fonte: malocadigital.ufam.edu.br


Nenhum comentário:

Visitas