Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

15 de dez. de 2008

Boletim


Os quadriciclos doados à Defesa Civil de Santa Catarina estão sendo utilizados nas operações de busca e salvamento no Morro do Baú, no município de Ilhota. Os equipamentos, utilizados pela Polícia Ambiental do Estado, permitem o acesso das equipes de resgates às regiões de difícil acesso.
Ao todo foram doados, pela empresa MVK Motos do Brasil, dez quadriciclos, dos quais cinco foram repassados à Polícia Ambiental e cinco ao Corpo de Bombeiros Militar.

Atenção

A Defesa Civil de Santa Catarina está precisando de voluntários para ajudar no processo de triagem das doações que não param de chegar de todo Brasil.

Nosso blog pede aos interessados que se inscrivam no site da Defesa Civil de Santa Catarina ou entre em contato com o Corpo de Bombeiros de lá, pelo telefone 48- 3244-0600

Dados Gerais

Até o momento segundo Defesa Civil de Santa Catarina, o Registro é de 33.479 desalojados e desabrigados, sendo 6.243 desabrigados e 27.236 desalojados. São 128 ÓBITOS e 26 desaparecidos confirmados.

Fonte: defesacivil.sc.gov.br

Energia renovável como forma de preservação ambiental


Francielli Fantinelli


Aumento da diversidade da oferta de energia, diminuição de emissões atmosféricas de poluentes e diminuição do desmatamento são algumas vantagens da energia renovável.

Essa energia é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar e, portanto, inesgotáveis. De acordo com o Greenpeace, além de poupar o meio ambiente, a utilização de energia renovável é alternativa para nações como o Brasil.

A preservação do meio ambiente é o principal fator para que se tenha energia renovável. O Brasil, um país que está respondendo ao problema ambiental, em tempos de crises energéticas e mudanças climáticas, tem a geração de energia como grande desafio do país.

É fundamental que essa energia seja proveniente de fontes limpas e renováveis porque só assim pode haver desenvolvimento sustentável. As fontes renováveis de energia garantem a sustentabilidade da geração de energia a longo prazo.

A eletricidade gerada pelas fontes de energia limpas e renováveis são resultado do aproveitamento de recursos naturais como o sol e os ventos, ou de resíduos como restos agrícolas ou lixo orgânico.

Investindo-se em energias renováveis como solar, eólica, biomassa, biogás e pequenas hidrelétricas, se aumenta a diversidade da oferta de energia, se assegura a geração de energia sustentável a longo prazo, se reduz a poluição e a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, se cria oportunidades de empregos nas regiões rurais, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias locais.

No Brasil, a tecnologia de fabricação do biodiesel está em desenvolvimento avançado. Acredita-se que, para o futuro, este combustível possa, aos poucos, substituir nos veículos os combustíveis fósseis. Esse avanço deve ser uma grande colaboração em busca da diminuição da poluição do ar.
Vantagens do biodiesel:

· A queima do biodiesel gera baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global
· Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural
· Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleoginosos no campo
· Deixa as economias dos países menos dependentes dos produtores de petróleo
· Produzido em larga escala e com uso de tecnologias, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.

A utilização do biodiesel representa um ganho ambiental significativo no que se refere à redução das emissões, porque boa parte do gás carbônico emitido na queima do combustível é absorvida durante o crescimento da cultura da matéria-prima utilizada na sua produção.

Frente à catástrofe ambiental anunciada, a humanidade está buscando se reconciliar consigo mesma e com o planeta Terra. Deve-se levar em consideração que, por si só, esse tipo de iniciativas não resolve a situação. Mas elas têm que ser vistas como parte de um novo movimento e abordagem da situação encontrada atualmente.

Educação ambiental: disseminado boas idéias


Michele Furukawa

 

A pesca é a atividade que mais sofre com os problemas ambientais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em uma pesquisa realizada para avaliar os danos causados à pecuária, a pesca e a agricultura. A região mais atingida é o Norte, onde 39,2% dos municípios apontaram a redução do número e diversidade de peixes.


Os danos ambientais não estão restritos apenas a essas atividades. Tragédias como a de Santa Catarina poderiam ser amenizadas. Fatos como esse são, em grande parte, conseqüências do desmatamento, queimadas, gasto irracional da água, liberação de poluentes (solo, rios, ar).


A educação ambiental é fundamental para o combate a problemas, como o aquecimento global, efeito estufa, enchentes e poluição do meio ambiente. A educação ambiental é lei, mas que muitos ainda desconhecem. A Lei da Educação Ambiental (Lei N° 9.795), de 27 de Abril de 1999, em seu Art. 2° afirma que "a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.


Há uma necessidade urgente em conscientizar as pessoas da importância do cuidado com o meio ambiente. A educação ambiental é uma forma de levar à informação e refletir sobre o que está acontecendo em todo o mundo. O artigo 1º da Lei Nº 9.795 afirma que é um “processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política. Os problemas causados pelo aquecimento global obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as conseqüências vão atingir a todos, sem distinção”.

 

O SOS SC é um espaço para refletir, discutir e criar soluções. É um espaço para informação e solidariedade. E você, internauta, está convidado para mandar suas sugestões, críticas, opinião e relatos. Participe, pois a importância dos cuidados com o meio ambiente e do desenvolvimento sustentável precisa ser disseminada em todos os cantos do mundo.



Uma barragem

Rodolfo Brandão


Aproveitando o tempo tumultuado de crise financeira internacional e o termino das eleições municipais, o Consórcio Cruzeiro do Sul, o qual é responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Mauá, no rio Tibagi, em uma jogada estratégica iniciou há alguns dias o manejo do canteiro de obras, onde será o local da barragem. 


Mas o que de fato temos que ficar atentos é que nosso estado é auto-suficiente em energia elétrica. E que a energia gerada por essa futura UH será vendida a outros estados a preço de banana.

Não adianta a gente pagar menos pela energia elétrica distribuída por aqui, com relação a outros estados. Sendo que não há transparência nas ações desenvolvidas pela Copel, em prol da sociedade que a faz crescer.




Visitas