Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

15 de dez. de 2008

Energia renovável como forma de preservação ambiental


Francielli Fantinelli


Aumento da diversidade da oferta de energia, diminuição de emissões atmosféricas de poluentes e diminuição do desmatamento são algumas vantagens da energia renovável.

Essa energia é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar e, portanto, inesgotáveis. De acordo com o Greenpeace, além de poupar o meio ambiente, a utilização de energia renovável é alternativa para nações como o Brasil.

A preservação do meio ambiente é o principal fator para que se tenha energia renovável. O Brasil, um país que está respondendo ao problema ambiental, em tempos de crises energéticas e mudanças climáticas, tem a geração de energia como grande desafio do país.

É fundamental que essa energia seja proveniente de fontes limpas e renováveis porque só assim pode haver desenvolvimento sustentável. As fontes renováveis de energia garantem a sustentabilidade da geração de energia a longo prazo.

A eletricidade gerada pelas fontes de energia limpas e renováveis são resultado do aproveitamento de recursos naturais como o sol e os ventos, ou de resíduos como restos agrícolas ou lixo orgânico.

Investindo-se em energias renováveis como solar, eólica, biomassa, biogás e pequenas hidrelétricas, se aumenta a diversidade da oferta de energia, se assegura a geração de energia sustentável a longo prazo, se reduz a poluição e a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, se cria oportunidades de empregos nas regiões rurais, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias locais.

No Brasil, a tecnologia de fabricação do biodiesel está em desenvolvimento avançado. Acredita-se que, para o futuro, este combustível possa, aos poucos, substituir nos veículos os combustíveis fósseis. Esse avanço deve ser uma grande colaboração em busca da diminuição da poluição do ar.
Vantagens do biodiesel:

· A queima do biodiesel gera baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global
· Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural
· Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleoginosos no campo
· Deixa as economias dos países menos dependentes dos produtores de petróleo
· Produzido em larga escala e com uso de tecnologias, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.

A utilização do biodiesel representa um ganho ambiental significativo no que se refere à redução das emissões, porque boa parte do gás carbônico emitido na queima do combustível é absorvida durante o crescimento da cultura da matéria-prima utilizada na sua produção.

Frente à catástrofe ambiental anunciada, a humanidade está buscando se reconciliar consigo mesma e com o planeta Terra. Deve-se levar em consideração que, por si só, esse tipo de iniciativas não resolve a situação. Mas elas têm que ser vistas como parte de um novo movimento e abordagem da situação encontrada atualmente.

Nenhum comentário:

Visitas