Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

15 de dez. de 2008

Educação ambiental: disseminado boas idéias


Michele Furukawa

 

A pesca é a atividade que mais sofre com os problemas ambientais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em uma pesquisa realizada para avaliar os danos causados à pecuária, a pesca e a agricultura. A região mais atingida é o Norte, onde 39,2% dos municípios apontaram a redução do número e diversidade de peixes.


Os danos ambientais não estão restritos apenas a essas atividades. Tragédias como a de Santa Catarina poderiam ser amenizadas. Fatos como esse são, em grande parte, conseqüências do desmatamento, queimadas, gasto irracional da água, liberação de poluentes (solo, rios, ar).


A educação ambiental é fundamental para o combate a problemas, como o aquecimento global, efeito estufa, enchentes e poluição do meio ambiente. A educação ambiental é lei, mas que muitos ainda desconhecem. A Lei da Educação Ambiental (Lei N° 9.795), de 27 de Abril de 1999, em seu Art. 2° afirma que "a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.


Há uma necessidade urgente em conscientizar as pessoas da importância do cuidado com o meio ambiente. A educação ambiental é uma forma de levar à informação e refletir sobre o que está acontecendo em todo o mundo. O artigo 1º da Lei Nº 9.795 afirma que é um “processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política. Os problemas causados pelo aquecimento global obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as conseqüências vão atingir a todos, sem distinção”.

 

O SOS SC é um espaço para refletir, discutir e criar soluções. É um espaço para informação e solidariedade. E você, internauta, está convidado para mandar suas sugestões, críticas, opinião e relatos. Participe, pois a importância dos cuidados com o meio ambiente e do desenvolvimento sustentável precisa ser disseminada em todos os cantos do mundo.



Nenhum comentário:

Visitas