Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

6 de dez. de 2008

Boletim

As doações às pessoas castigadas pelas chuvas em Santa Catarina por meio de nove contas bancárias abertas pela Defesa Civil contabilizam R$ 19.542.069,06 nesta sexta-feira (5). O desastre provocado pelas chuvas já registrou até o momento 120 mortes.

A recomendação é para que as empresas ou pessoas de outros estados que tiverem interesse em doar mantimentos entrem em contato com o Departamento de Defesa Civil do seu Estado.

Em Londrina os telefones do Corpor de Bombeiros são: 199 (gratuíto) ou 3373 - 2900. Em Ibiporã CB são:193 ou 3258-1161. Para as demais cidades que não possuem corpo de bombeiros, é recomendável que entre em contato as delegacias de Polícia Civil e módulos de Polícia Militar.

Segue a baixo à lista de bancos e seus respectivos números para depósito:


Banco/SICOOB SC - 756 - Agência 1005, Conta Corrente 2008-7

Caixa Econômica Federal - Agência 1877, operação 006, conta 80.000-8

Banco do Brasil - Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7

Besc - Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0.

Bradesco S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1

Itaú S/A - 341, Agência 0289, Conta Corrente 69971-2

Sicredi - 748, Agência 2603, Conta Corrente 3500-9

Santander - 033, Agência 1227, Conta Corrente 430000052

Banrisul - 041, Agência 0131, Conta Corrente 06.852725.0-5.

Dados gerais

Até o momento segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, os números são de 32.946 desalojados e desabrigados, sendo 5.710 desabrigados e 27.236 desalojados. São 122 óbitos e 29 desaparecidos confirmados.




Retrato de prostesto a mídia


Hoje dedico um espaço para um dos artitas (grafiteiro) produtor das mais criativas e inteligentes obras de arte, e o mais comentado pelos espaços de debate na Internet em todo mundo.


Um salve a Bankisy

Relatório divulga situação de praias catarinenses

Francielli Fantinelli

A situação de emergência decretada no dia 22 de novembro devido a falta de energia elétrica e água devido as fortes chuvas no estado de Santa Catarina pode ainda ter conseqüências a longo prazo. Apesar do relatório divulgado mostrar que não há alterações nas praias, a situação das águas depois da tragédia pode afastar os turistas que costumam ir ao litoral.

Na sexta-feira (5) a Defesa Civil de Santa Catarina divulgou o primeiro relatório de balneabilidade das praias do litoral catarinense. O resultado apontou que 26,9% dos pontos analisados estão impróprios para banho.

O relatório, divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) traz a avaliação de 182 pontos em 107 balneários de 27 municípios do Estado. Desses, 49 não atenderam o que determina a legislação.

De acordo com o relatório, os maiores problemas se apresentam em Itapema, no qual cinco dos oito pontos analisados são considerados impróprios para banho. Em Barra Velha, dos quatro pontos analisados, dois pontos estão impróprios. Penha apresenta a situação que mais preocupa, das 11 análises, três apresentaram índices de contaminação superior ao estabelecido na legislação. Em Balneário Camboriú, das 14 análises, três foram reprovadas pelos técnicos da Fatma.

A pesquisa de balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela Fatma desde 1976, seguindo as normas da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A metodologia utilizada considera como ponto impróprio para banho quando em 60% dos últimos cinco resultados o volume de Escherichia coli (presente nas fezes de animais de sangue quente, incluindo o homem) - for superior a 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água, nas amostras coletadas ou quando, na última amostragem, o valor obtido for superior a 2.000 NMP (Número Mais Provável) por 100 mililitros de água.)

Ela começa com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A Fatma seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição - os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de abril a novembro e semanalmente de dezembro a março.

Desastre afasta turistas das praias de SC

Francielli Fantinelli

A preocupação dos turistas em voltar a freqüentar as praias do litoral, principalmente o Balneário Camboriú, está relacionada à condição da praia que pode não estar tão bonita, além da falta de saneamento básico, água e energia elétrica.


Acho que não vai ter clima pra aproveitar a viagem ao Balneário Camboriú sabendo que há tantos desabrigados, famílias sofrendo por perderem tudo. Tem aqueles que perderam filhos e parentes. Acho que não me sentiria bem. Penso também no risco de voltar a chover e ficar ilhado. Costumo passar as férias em Camboriú todos os anos, mas dessa vez vou escolher outro lugar para ir descansar”. ( Valdir Mastellaro, Santa Mariana-PR)

Foto cedida por Valdir Mastellaro, Santa Mariana-PR












Visitas