Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

17 de dez. de 2008

Aquecimento Global: um mal desnecessário


Michele furukawa

É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve. O escritor francês Victor Hugo, que viveu no século XIX, é o autor desta frase que ainda se aplica à nossa realidade. O meio ambiente não é vingativo, mas os danos causados pelo ser humano à natureza têm conseqüências, muitas vezes, catastróficas.

O aquecimento global é um inimigo invisível, mas bastante perceptível. Pode-se perceber através de acontecimentos que antes não ocorriam. É um fenômeno climático que eleva a temperatura média da superfície da Terra e causa mudanças bruscas de temperatura em todo o mundo. Elevação da temperatura, descongelamento de geleiras, aumento do nível dos oceanos, aumento de catástrofes climáticas (tufões, furacão, ciclones) são algumas das conseqüências causadas pelo aquecimento global. Uma está interligada à outra.

As soluções para reduzir esse fenômeno, apesar de bastante conhecida pela sociedade, valem ser lembradas. Abaixo você pode conferir alguns cuidados que podem ser tomados no dia-a-dia:

- Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
- A redução do uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis e de etanol.
- Para que o automóvel não queime combustível de forma desregulada, é preciso checar constantemente o veículo.
- Aumentar a geração de energia através de fontes renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, entre outras.
- Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
- Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
- Fazer, preferencialmente, o uso de iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
- Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se fazer o plantio de mais árvores, uma forma de diminuir o aquecimento global.
- Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
- Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

A frase inicial pode se tornar ultrapassada, se cada cidadão tomar alguns cuidados básicos do cotidiano. O SOS SC está todos os dias em busca de informação para enfrentar os problemas ambientais. Informação é o primeiro passo da conscientização e educação ambiental. É preciso exercer nossos deveres de cidadãos e cobrar para que outros cidadãos cumpram seus deverem também. A cultura de apenas cobrar dos outros precisa ser mudada. É cômodo esperar que os outros façam e ver o problema à distância. Podemos agir e fazer a diferença. O SOS SC é um espaço para disseminar boas idéias, respeitando e cuidando do meio ambiente em que vivemos, assim como respeitamos e cuidamos daqueles que mais amamos.


Nenhum comentário:

Visitas