Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

16 de dez. de 2008

Empresas precisam ter visão prática para desenvolvimento sustentável


JustificarFrancielli Fantinelli

Gestão estratégica e operacional, mensuração e comunicação de informações confiáveis, assim como, as crises financeiras, de alimentos e de energia, em conjunto com os desafios das mudanças climáticas, parecem pedir atenção redobrada das empresas.

No Brasil, a questão do meio ambiente tem conseguido cada vez mais espaço no ambiente de negócio das grandes empresas que precisam acompanhar a velocidade das mudanças das leis, além de ter uma visão mais detalhada e consciente sobre crescimento sustentável. Isso representa uma forma delas continuarem atuantes e inseridas num mercado cada vez mais exigente.

Israel Klabin, presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), apresentou a pesquisa “Rumo à credibilidade”, sobre relatórios de sustentabilidade no Brasil, feita em parceria com a internacional SustainAbility.

“Rumo à credibilidade” retrata a oitava pesquisa global e a primeira nacional em uma época de crescimento dos relatórios de sustentabilidade no Brasil. Das 275 empresas que foram vistas pelos pesquisadores como “passíveis de avaliação”, foram selecionadas inicialmente 76 que correspondiam a pré-requisitos básicos, como seguir as diretrizes da GRI (Global Reporting Iniciative).

Divulgar as atividades relacionadas às políticas públicas e Transparência nas atividades de Relacionamento com o governo ganha uma importância cada vez maior pela capacidade de diferenciar a empresa. Os relatórios deverão, no futuro, declarar expressamente princípios, intenções e atividades específicas destinadas a influenciar as políticas públicas.

O Brasil tem assistido não apenas ao aumento no número de relatórios de sustentabilidade, mas também a uma melhoria de sua qualidade. Os relatórios brasileiros têm obtido reconhecimento internacional.

Graças à conscientização proveniente da necessidade atual de se proteger o meio ambiente, várias empresas procuram seguir à risca estes novos conceitos de desenvolvimento sustentável, incorporando os modelos atuais de gestão ambiental.

Existe, hoje, a necessidade de se implantar sistemas organizacionais e de produção que valorizem os bens naturais e as fontes de matéria-prima, que promovam o combate ao desperdício e ampliem as atividades de reciclagem.

Para se chegar a um resultado eficaz, esse "desenvolvimento" precisa estar atrelado a tecnologias apropriadas e a um gerenciamento consciente. As atividades empresariais – não só no Brasil como em todo mundo – necessitam de uma adoção de práticas de gestão ambiental, sempre levando em conta os investimentos necessários para a proteção do meio ambiente.

Fonte: fbds.org.br



Nenhum comentário:

Visitas