Francielli Fantinelli
Gestão estratégica e operacional, mensuração e comunicação de informações confiáveis, assim como, as crises financeiras, de alimentos e de energia, em conjunto com os desafios das mudanças climáticas, parecem pedir atenção redobrada das empresas.
No Brasil, a questão do meio ambiente tem conseguido cada vez mais espaço no ambiente de negócio das grandes empresas que precisam acompanhar a velocidade das mudanças das leis, além de ter uma visão mais detalhada e consciente sobre crescimento sustentável. Isso representa uma forma delas continuarem atuantes e inseridas num mercado cada vez mais exigente.
Israel Klabin, presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), apresentou a pesquisa “Rumo à credibilidade”, sobre relatórios de sustentabilidade no Brasil, feita em parceria com a internacional SustainAbility.
“Rumo à credibilidade” retrata a oitava pesquisa global e a primeira nacional em uma época de crescimento dos relatórios de sustentabilidade no Brasil. Das 275 empresas que foram vistas pelos pesquisadores como “passíveis de avaliação”, foram selecionadas inicialmente 76 que correspondiam a pré-requisitos básicos, como seguir as diretrizes da GRI (Global Reporting Iniciative).
Divulgar as atividades relacionadas às políticas públicas e Transparência nas atividades de Relacionamento com o governo ganha uma importância cada vez maior pela capacidade de diferenciar a empresa. Os relatórios deverão, no futuro, declarar expressamente princípios, intenções e atividades específicas destinadas a influenciar as políticas públicas.
O Brasil tem assistido não apenas ao aumento no número de relatórios de sustentabilidade, mas também a uma melhoria de sua qualidade. Os relatórios brasileiros têm obtido reconhecimento internacional.
Graças à conscientização proveniente da necessidade atual de se proteger o meio ambiente, várias empresas procuram seguir à risca estes novos conceitos de desenvolvimento sustentável, incorporando os modelos atuais de gestão ambiental.
Existe, hoje, a necessidade de se implantar sistemas organizacionais e de produção que valorizem os bens naturais e as fontes de matéria-prima, que promovam o combate ao desperdício e ampliem as atividades de reciclagem.
Para se chegar a um resultado eficaz, esse "desenvolvimento" precisa estar atrelado a tecnologias apropriadas e a um gerenciamento consciente. As atividades empresariais – não só no Brasil como em todo mundo – necessitam de uma adoção de práticas de gestão ambiental, sempre levando em conta os investimentos necessários para a proteção do meio ambiente.
Fonte: fbds.org.br
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