Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

5 de dez. de 2008

ÁGUA: Você sabe quanto consome?


Michele Furukawa


O Brasil possui uma das maiores reservas hídricas do mundo que representa aproximadamente 12% segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). Porém, a distribuição em todo o país é bastante irregular. O norte, com 7% da população brasileira possui 68% da água de todo o país. Já no Sudeste, com 43% da população conta com apenas 6% e o Nordeste com 29% da população possui 3%.
O setor que mais consome água no país é a agricultura, 59%. O setor comercial e o uso doméstico são responsáveis pelo gasto de 22% e, por último, fica a indústria com 19% do consumo no Brasil.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a quantidade de água que cada pessoa necessita é de 3,3m³ por mês para atender as necessidades diárias de consumo e de higiene, que equivale a 110 litros. Mas os números não representam o que acontece em grande parte dos domicílios brasileiros. A média de consumo por pessoa chega a 200 litros por dia, ultrapassando cerca de 90 litros diariamente por pessoa.
Um dado curioso é que a maior parcela do consumo diário nos domicílios é utilizado em descarga de banheiro, mais de 30%. Já o gasto para cozinhar e beber é de 27%, seguido de 25% para tomar banho e escovar os dentes. Para a lavagem de roupa são consumidos 12% e os outros 3% são utilizados para outras tarefas, como lavar carros e calçadas.

Da mesma forma que uma casa consome água diariamente, para a produção de produtos alimentícios não é diferente. Os números são preocupantes. Você imagina a quantidade de água que se gasta antes de uma comida chegar até o seu prato? Para produzir um quilo de arroz 1.900 litros de água são consumidos. Para um quilo de carne de boi é preciso 10 mil litros de água e a carne de frango, para a mesma quantidade, utiliza cerca de 3.500 litros. A partir desses números é possível compreender a preocupação que se tem com o consumo desenfreado da nossa água.

É evidente que não se pode resolver o problema de imediato, mas podemos contribuir para o não desperdício diariamente. No nosso cotidiano existem muitas maneiras de economizá-la. Confira abaixo, algumas dicas da Sabesp:

>> Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Com o registro fechado ao se ensaboar e diminuindo o tempo em 5 minutos, o consumo cai para 45 litros. A economia equivale ao banho de mais duas pessoas, nos mesmos critérios.

>> No caso do banho em chuveiro elétrico, também em 15 minutos com registro meio aberto, são gastos 45 litros. Com os mesmos cuidados que a com ducha, o consumo cai para 15 litros e a economia também equivalente ao banho de duas pessoas.
>> Para escovar os dentes, a torneira pode ficar fechada durante a escovação e o enxágüe pode ser feito com um copo de água. Dessa forma, economiza-se mais de 11,5 litros de água, enquanto que com a torneira meio aberta seriam gastos 12 litros.

O ser humano não pode viver sem água. Por isso, é importante que cada vez mais o consumo seja racional e que cada um faça a sua parte no dia-a-dia. E você, já pensou quanto gasta? Com certeza a partir de agora você sabe como economizar. Adote hábitos em prol da preservação desse recurso tão importante e precioso. A conscientização é fundamental. Faça a sua parte!


Nenhum comentário:

Visitas