Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

12 de dez. de 2008

Reciclagem começa com a coleta seletiva


Michele Furukawa

 

A coleta seletiva é a separação de materiais recicláveis do restante do lixo. Essa seleção é simples de ser feita. Basta conhecer àquilo que pode ou não ser reciclado. No post passado, você conheceu alguns materiais comuns do dia-a-dia e agora já pode separar os resíduos da sua casa e de onde você trabalha. Hoje, você vai conhecer as principais formas de coleta seletiva e seus benefícios.

Mas antes de tudo, você sabe em qual cor de lixeira vai cada tipo de lixo? De acordo com a resolução CONAMA, nº 275, de 19 de junho de 2001, o lixo deve ser distribuído da seguinte forma:


-  Azul Papel/Papelão

- Amarelo - Metal

-  Verde - Vidro

-  Vermelho - Plástico

-  Marrom - Orgânico

-  Laranja - Resíduos perigosos

-  Preto - Madeira

-  Cinza - Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação

-  Roxo - Resíduos radioativos

- Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde

 

A coleta seletiva está relacionada à reciclagem, já que a seleção dos materiais contribui para que aumente a quantidade de resíduos reaproveitáveis nas organizações, instituições e empresas de reciclagem. Conseqüentemente, novos empregos são gerados e a poluição do solo, do ar e dos rios diminui. Ou seja, as cidades correm menos risco de enchentes e melhora a qualidade do ar, das ruas, dos rios e a higiene das cidades.


Os materiais recicláveis podem ser recolhidos basicamente de três formas. De porta em porta, quando veículos coletores passam de casa em casa e cada tipo de lixo deve estar na calçada e separado conforme as cores apresentadas anteriormente. A segunda maneira é o posto de entrega voluntária (PEV), que é um ponto (barracão ou depósito) onde o cidadão leva os materiais recicláveis de forma espontânea. E a terceira forma é através do Programa Interno de Coleta Seletiva, também conhecido como PICS. Esse programa é realizado em instituições públicas ou privadas junto a associações de catadores de lixo.


Procure no seu município uma forma de fazer a coleta seletiva. Se não existe, busque parcerias e crie uma forma para reaproveitar os materiais recicláveis da cidade. Melhore a qualidade de vida de onde você mora e, conseqüentemente, do meio ambiente e do planeta.


 

Nenhum comentário:

Visitas