Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

11 de dez. de 2008

Boletim


O dinheiro doado pelos brasileiros nas nove contas bancárias, oficiais do Departamento Estadual de Defesa Civil, para auxiliar às famílias afetadas pelas chuvas em Santa Catarina será utilizado para dar dignidade e conforto aos desabrigados. O Governo do Estado de Santa Catarina definiu, na manhã desta quinta-feira (11), que antes do Natal os desabrigados deverão ser encaminhados para locais mais propícios para o convívio familiar. Quando não for possível retirar as famílias, serão melhoradas as condições dos abrigos.

Na sexta-feira (12), o governador Luiz Henrique estará reunido, às 11 horas, na prefeitura de Itajaí, com os prefeitos dos municípios onde ainda há desabrigados; e os representantes do Grupo de Reação, criado para garantir a reconstrução do desastre, para definir estratégias de atuação. "As pessoas precisam de um espaço delas, com privacidade e conforto, e isso será possível graças ao dinheiro das doações", afirma o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso.

Até a manhã desta quinta-feira as doações nas contas bancárias alcançaram R$ 23.128.929,15. Conforme o Pedroso, os recursos aplicados serão divulgados no site disponibilizado para as informações sobre o desastre (www.desastre.sc.gov.br). " Santa Catarina vive um momento de recomeço de reconstrução, vamos dar uma nova vida para os desabrigados", garante.


Dados gerais

Os mais de três meses de chuvas, intensificadas no final do mês de novembro, chegaram a deixar mais de 78 mil desabrigados e desalojados em Santa Catarina. Atualmente esse número diminuiu para 33.479, sendo 6.243 desabrigados e 27.236 desalojados. Para abrigar as pessoas que ficaram sem moradia, cerca de 120 abrigos ainda estão em funcionamento. A
Defesa Civil de Santa Catarina já registrou 126 óbitos e 28 desaparecidos confirmados.


Nenhum comentário:

Visitas