Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

11 de dez. de 2008

Pequenos agricultores e a falta de divulgação de sua grandeza pela mídia


Rodolfo Brandão

Depois de alguns comentários a respeito da abordagem feita pela mídia com relação ao meio ambiente, venho para apresentar alguns números que são de suma importância para a nossa economia rural. 

Números que, por representarem a expressão dos pequenos agricultores, não são divulgados pela grande mídia e, é óbvio, por não ter que provar que faz e bem feito o dever de casa.   

O texto abaixo é do jornalista 

Luciano Martins Costa

 

Mesmo recebendo menos recursos públicos do que as empresas rurais genericamente chamadas de agronegócio, as unidades de agricultura familiar são mais produtivas, geram mais emprego, distribuem melhor a renda e causam menos desperdício de alimentos, segundo o Centro de Ciências Rurais da Universidade de Santa Maria (RS), uma das referências nacionais no estudo da economia agrícola. Dos cerca de 18 milhões de brasileiros que vivem da economia rural, aproximadamente 77% trabalham na agricultura familiar.

Se o segmento é especialmente importante em termos econômicos e tem grande relevância social, por que razão a imprensa o trata como um elemento de segunda categoria? Afora o fato de o ministro Stephanes ser um político afinado com a matriz predominante na chamada grande imprensa, talvez deva ser considerado o fato de que os grandes jornais e as revistas de influência nacional se dirigem basicamente ao público urbano.

Como se sabe, as cidades brasileiras vivem de costas para a zona rural, só enxergam o campo como área de lazer e, não cabe, nas estratégias de marketing das empresas de comunicação, contemplar os interesses das populações menos densas das zonas agrícolas. Essencialmente, o noticiário econômico em geral e o de serviços são dirigidos ao leitor urbano. São raros os especialistas em economia rural na chamada grande imprensa. Os antigos correspondentes no interior foram dispensados e o noticiário do setor ficou ainda mais dependente do viés ideológico das redações.

No entanto, nada justifica enxergar a questão agrícola e o desafio ambiental sob a ótica única das grandes empresas.

Voltando aos meus comentários

  Há de se pensar seriamente em divulgar de fatos que podem servir de auxílio em futuras iniciativas por parte dos pequenos agricultores que ainda não tomaram conta de que, eles sim é que representam a verdadeira força do campo.

Quem sabe a mídia até sabe disso, mas tenta disfarçar que suas iniciativas de divulgação dos pequenos quando os mesmos são bancados pelos grandes produtores deste país.

 Lembre-se que o maior produtor de soja do país e um dos maiores do mundo também bate recordes diários de desmatamento da Amazônia. Tudo para servir seu produto de ração para o gado dos estadunindenses.

Uma salva de palmas para o nosso querido governador do Mato Grosso Blario Maggi.

 

Fonte: envolverde.com.br

Imagem: comciencia.br


Nenhum comentário:

Visitas