Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

11 de dez. de 2008

TRANSFORMANDO LIXO EM VIDA


Michele Furukawa

A classificação do lixo pode ser feita de várias formas. Aqui, vamos apresentar a forma que podemos utilizar no dia-a-dia. Os resíduos podem ser diferenciados pela sua origem e fica dividido da seguinte forma: domiciliar, comercial, industrial, público, hospitalar (e de serviços de saúde), agrícola, portos, aeroportos e terminais rodoviários ou ferroviários e entulho.

Há o lixo domiciliar, aquele que é produzido nas residências. O comercial, pelos estabelecimentos comerciais e é um dos que mais produzem resíduos que podem ser utilizados na reciclagem. O industrial é àquele produzido por fábricas e indústrias. O público provém da limpeza nas ruas, em praias e lugares públicos. O hospitalar deve ser rigorosamente dirigido para locais próprios, para que não haja contaminação ou qualquer tipo de dano. O agrícola também possui instruções individuais como, por exemplo, o agrotóxico que, depois de utilizado, o vasilhame deve ser lavado e levado até um local autorizado, que pode ser a própria loja onde foi comprada. Para a utilização de produtos como o agrotóxico é importante que o trabalhador rural utilize acessórios para que sua saúde não seja prejudicada. Os resíduos produzidos em portos, aeroportos, terminais rodoviários ou ferroviários o próprio nome já descreve sua origem. Por último, o entulho que é o lixo produzido pela construção civil.

Saiba o que pode ou não ser reciclado. O portal Recicla.Net apresenta alguns itens:

RECICLÁVEL

NÃO RECICLÁVEL (REJEITOS)

Papel

Etiqueta adesiva

Jornais e revistas

Papel carbono

Folhas de caderno

Fita crepe

Formulário de computador

Papéis sanitários

Caixas em geral

Papéis metalizados

Aparas de papel

Papéis parafinados

Embalagens de margarinas

Bitucas de cigarro

Canos e tubos

Espelhos

Sucata de reforma

Cabos de panela

Lata de alumínio

Guardanapos

Vidros

Tomadas

Cartazes velhos

Embalagem de biscoito

Embalagem de material de limpreza

Lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e gesso

Metal

Mistura de papéis, plástico e metais

Copinho de café

Papes sujos

 

Como dissemos no post anterior, a reciclagem gera benefícios à toda sociedade e ao meio ambiente. Todos os dias nos deparamos com os danos causados ao meio ambiente e a vida. A reflexão é importante, mas mais importante ainda é a conscientização de cada cidadão. A reciclagem é uma parte de tantas outras atitudes que podemos adotar no nosso dia-a-dia. Faça a sua parte e transforme o lixo em novos empregos, redução de poluição, conservação da natureza e vida do nosso planeta e de toda a população.

Nenhum comentário:

Visitas