Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

10 de dez. de 2008

Reciclagem gera benefícios à sociedade


Michele Furukawa

 

O lixo está geralmente relacionado aquilo que ninguém quer mais ou que já não tem utilização. Mas, diferente desse conceito, o lixo pode ser usado em variadas transformações que a reciclagem pode proporcionar. A reciclagem não está distante do seu alcance. Pelo contrário, você pode e deve colaborar com atitudes que, embora possam parecer pequenas, representam uma grande ajuda ao meio ambiente.


Em todo o planeta são produzidas cerca de 1000 toneladas de lixo por segundo. No Brasil, 240 mil toneladas são produzidas diariamente, sendo que cada brasileiro gera entre 500 gramas a 1 quilo. Os números preocupam, já que a reciclagem ainda não tem sido praticada por grande parte da população.

A reciclagem gera benefícios não somente ao meio ambiente, mas também à sociedade. Novos empregos, inclusão social, reutilização e economia, comercialização e receita, consciência, educação e qualidade de vida, são alguns dos benefícios. Além, é claro, da preservação do meio ambiente e da redução da poluição.


De acordo com o portal Recicla.Net (http://www.compam.com.br), 88% do lixo doméstico é levado ao aterro sanitário e produz o chorume e o gás metano, que prejudicam o ar que respiramos e a saúde de toda a população. Menos de 2% de todo o lixo no Brasil é reciclado. O portal apresenta ainda algumas vantagens da reciclagem:

  • Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
  • Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.
  • Quantas latinhas de refrigerantes você já jogou até hoje?
  • Com um quilo de vidro quebrado faz-se, exatamente, um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.

Confira amanhã, aqui no Blog SOS SC, os tipos de lixos e o que você pode fazer para reciclar e colaborar com sua saúde e de todo o planeta.


Nenhum comentário:

Visitas