Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

8 de dez. de 2008

Responsabilidade Social: muito além de um conceito


Michele Furukawa

Muitas empresas e instituições adotaram a Responsabilidade Social. Mas, afinal, o que é e para que serve? No Brasil, essa conduta ainda possui distorções e confusão. Responsabilidade Social requer compromisso com àqueles que a instituição ou empresa se relaciona, assim como o meio ambiente e a sociedade com quem convivem. É a participação pró-ativa de cada um que trabalha na instituição ou empresa e busca incorporar essa conduta no dia-a-dia. É respeitar o meio ambiente, fazer trabalho voluntário, ter consciência da importância dessa conduta e estar comprometido com a conduta benéfica à sua sociedade.

Para Wilson da Costa Bueno, diretor do site comunicação empresarial, “esta consciência passa a ser gradativamente assumida pelas empresas modernas e hoje já se constitui num indicador importante para os profissionais que buscam trabalho e para os consumidores que anseiam por produtos e serviços”. Ele explica que uma empresa que não adota esse comportamento não pode ser considerada de excelência, pois o consumidor está cada vez mais atento em questões como os danos ambientais causados pela empresa.

O lado negro da Responsabilidade Social é a utilização do conceito para vender uma boa imagem de empresas com grandes jogadas de marketing. Deprimente, mas ainda existem instituições e empresas que fazem isso. Por isso, é preciso combater esse tipo de comportamento.

A responsabilidade social não serve apenas para empresas e instituições, pode e deve ser adotada por cada um de nós, cidadãos. Saber que é importante preservar o meio ambiente a grande maioria das pessoas sabem, mas ter consciência e colocá-la em prática, depende de cada um de nós.

Converse com seus amigos, dê dicas para o seu vizinho, divulgue para o seu bairro. Responsabilidade Social é um conceito muito bonito, mas só tem validade se for colocada em prática. Faça o uso racional da água, não jogue o lixo fora da lixeira, ajude àqueles que necessitam, promova a solidariedade. A natureza, o planeta e sua vida agradecem!

Vídeo sobre Responsabilidade Social (youtube)

Nenhum comentário:

Visitas