Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

8 de dez. de 2008

Boletim


O governador Luiz Henrique assegurou na tarde deste domingo (7), durante reunião com a população do Morro do Baú, em Ilhota, que o Governo do Estado irá trabalhar na reconstrução de casas, na reposição da rede elétrica e no auxílio aos agricultores locais para que a região volte à normalidade após as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina.


O governador disse que os problemas da comunidade de Ilhota serão prioridade. “Vamos gastar aqui o que for necessário para esta região voltar as suas atividades e recompor a vida dos moradores”, destacou Luiz Henrique.

Ao receber um documento com pedido de auxílio aos rizicultores, o governador confirmou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, dará crédito especial a fundo perdido para a subsistência destes produtores. Os demais itens do documento, como o pagamento de dívidas de investimento em 20 anos, serão repassados ao governo federal.


Estudos


O governador ainda anunciou a criação de uma Fundação de Amparo a Pesquisas em Santa Catarina, que será composta por especialistas e pesquisadores que irão discutir e estudar o que aconteceu nas regiões afetadas e que sofreram com deslizamentos de terra. Equipes do Departamento de Geociências da UFSC, dos Institutos de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Geológico e da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) já trabalham junto à Defesa Civil Estadual para análise de solo e relevo nestas áreas.


Dados gerais


Até o momento segundo a Defesa Civil de Sanata catarina registou, 33.475 desalojados e desabrigados, sendo 6.239 desabrigados - clique aqui e 27.236 desalojados. São 122 óbitos e 29 desaparecidos confirmados.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Visitas