Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

3 de dez. de 2008

Acorda Brasil! É hora de conservar nosso meio ambiente


Michele Furukawa

O blog SOS SC é um grito de socorro à sociedade brasileira. A situação é crítica nas cidades de Santa Catarina atingidas pela chuva, por enchentes e deslizamentos. As chuvas não dão trégua à população catarinense, que assistem a destruição de suas casas e a perda de parentes e de seus bens materiais. O número de mortos cresce a cada dia e famílias desesperadas procuram abrigos para tentar fugir do perigo de novos deslizamentos. 

Estradas interditadas, casas e cidades completamente tomadas por lama e água mostram a triste situação vivida pela população de cidades como Ilhota, Itajaí, Blumenau, Gaspar, Jaraguá do Sul, entre outros. A cidade de Blumenau, segundo o prefeito João Paulo Kleinübing, pode demorar até dois anos para ser reconstruída.  

Para evitar tragédias como essa que assola o estado de Santa Catarina, é preciso levar informações e conscientizar a população brasileira da importância da preservação do meio ambiente e de conceitos como a sustentabilidade. 

De acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), criada pelas Nações Unidas, o desenvolvimento sustentável "é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro." 

É imprescindível que a sociedade conheça as instituições sociais e passe a compreender o seu papel no desenvolvimento e na transformação do planeta. 

Confira o vídeo a seguir, que ilustra as transformações negativas que o meio ambiente está sofrendo com a falta de cuidado e de conscientização de cada cidadão.  


Nenhum comentário:

Visitas