Informação e solidariedade

A idéia inicial deste blog está relacionada à vontade de difundir, através de instrumentos audiovisuais ao maior número de pessoas possível, informações, dados e notícias relacionadas a tragédia provocada pelas chuvas no estado de Santa Catarina no final deste ano.

Tudo isso será exposto aqui por meio de artigos e links de sites e blogs que contenham notícias e informações que possam oferecer suporte aqueles que tiverem interesse em se interar melhor sobre esse assunto, que ocupa a primeira página dos principais jornais do Brasil e de toda America Latina.


Mas este blog não vai se restringir apenas ao monitoramento da grande imprensa. Vamos produzir matérias sobre este tema. Em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Londrina vamos apresentar depoimentos que ajudem na compreensão de situações como esta que assola Santa Catarina.


Para que possamos explicar melhor alguns dos fatos ocorridos, em especial o fenômeno que causou a catástrofe vamos produzir artigos e comentários a respeito do clima, do meio ambiente e de um tema pouco abordado na mídia em geral, a sustentabilidade.

Aos poucos vamos explicar a funcionalidade e os mecanismos deste blog para que você possa interagir com nossos posts, entre outros.


Para quem tiver dúvidas, críticas e sugestões o e-mail de contato é:

sos.santac@gmail.com

3 de dez. de 2008

O papel da imprensa frente aos acontecimentos climáticos


Francielli Fantinelli

JustificarO jornalismo tem ocupado seu espaço nos meios de comunicação e vem colaborando para o desenvolvimento da sociedade. A imprensa passa a tratar de questões que influenciam diretamente na vida das pessoas como por exemplo, mudanças climáticas e outros temas de ordem ambiental e social.

Os meios de comunicação passam a buscar informações que levem à compreensão dos fenômenos ocorridos nos últimos anos. A cobertura ambiental evolui paralelamente aquela relacionada às alterações climáticas e vice-versa. Com esse trabalho, a imprensa ganha destaque e surge como a condutora dos assuntos públicos.

Hoje a imprensa é responsável por agendar os principais temas que fazem parte do debate sobre as mudanças climáticas entre ele, aquecimento global, questões energéticas, efeito estufa e ainda assuntos como desmatamento, agricultura, eventos climáticos extremos, consumo, questões tecnológicas, vulnerabilidades.


A mídia reporta a questão perspectiva ambiental seguida pelo enfoque econômico. No entanto, as discussões podem e devem ser enquadradas a partir de diferentes perspectivas.

Outro ponto positivo da cobertura realizada pela imprensa é que os meios procuram sempre diversificar as fontes ouvidas. Assim, o assunto pode ser abordado de diferentes ângulos.

É importante esse trabalho que a mídia realiza, pois abre caminhos para que o assunto seja discutido e chame a atenção de autoridades competentes a assuntos relacionados à preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e a busca de soluções alternativas para minimizar os impactos.


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, considera que agir agora não é apenas uma questão de vontade política, é uma questão de responsabilidade, compromisso, de visão, de ética e de sobrevivência.


Nossa opção aqui no blog é dedicar espaço a imprensa que vem atuando frente a esse importante debate sobre as questões que destroem o meio ambiente e trazem péssimas conseqüências a população atingida.


O jornalismo, ao exercer suas funções e agendar os temas que serão debatidos pela sociedade, cumpre seu papel de cobrar o cumprimento de políticas públicas e passa a colaborar para elevar o nível de responsabilidade dos mesmos.

Nenhum comentário:

Visitas